Fork me on GitHub

Microcontrolandos

O Blog está passando por uma fase de mudanças. Todos os posts estão sendo atualizados, códigos, links e imagens estão sendo arrumados. Conteúdos novos ainda estão por vir.

Como Programar um Microcontrolador?

Share:

 Como Programar um Microcontrolador?

Para programar um microcontrolador você deve primeiro ter um conhecimento básico sobre programação. As linguagens mais usadas são: Assembly, C, Visual Basic e Pascal.


Na programação utiliza-se um software, onde você escreve as instruções lógicas, e depois compila, gerando um arquivo no formato *.hex (hexadecimal).

Existem vários software no mercado, gratuitos ou pagos, sendo eles: MPLAB da Microchip( gratuito), MikroC Pro Pic (versão demo) e PIC C Compilers (gratuito), todos estes você encontra neste blog para baixar.

Após ter gerado o arquivo, o próximo passo é gravá-lo no microcontrolador. Para isso é necessário ter um harware e um software.




O Hardware irá fazer a gravação do programa no microcontrolador.

Gravador de PIC via Porta Serial

visite esse site e saberá como montar seu próprio gravador de PIC: http://www.eeweb.com/project/circuit_projects/pic-and-eeprom-programmer


Alguns software de programação já vem com a opção de gravação incluída. Mas existe software de gravação específico como o WinPic800 ou IcProg.




6 comentários:

  1. Gostei da explicação sinceramente melhor seria impossivel,parabens achei muito bom mesmo.
    Gostaria de sua opiniao em relação ao programa para compilar qual o mais fácil para iniciante.
    Existe emportugues estes programas compiladores . Quero montar um Frequencimetro para instalar no meu radio analogico ,mas preciso destas informações e de um bom frequencimetro.
    Aguardo retorno.
    Obrigado
    QSL do Brasil
    Quando tiver um tempinho visite: http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seu site é muito bom. Elaborei um design de um gravador de pic USB. Está funcionando e é baseado pickit2(clone). Utilizei o designsoft tina. Depois vou gerar o schematic para colocarem meu site. Poderia ser útil para vocês. Meu blog é novo e coloquei meu endereço nas imagens para divulgarum pouco meu endereço. Se houver demanda ativo um forum. Abraço. Programo no picbasic, proton e utilizo o proteus para simulação. A área qque tenho interesse é eletrônica para música. Abraços.
    Meu site(não sei se pode): www.ax7.com.br

    ResponderExcluir
  3. qual a versao do proteus que vcs uzam no blog ? pois nao consigo abrir nenhum aruivo do blog no meu proteus

    ResponderExcluir
  4. Pessoal eu tenho um transmissor multivariável da empresa Emerson. Eu sou novo na área de programação e gostaria muito de iniciar neste ramo. O problema é que não sei nem por onde começar. Eu sei que esse transmissor possui alguns registros internos, mas a pergunta é: Como retornar esses registros? Eu tenho um conversor RS-232/RS-485 fazendo a interface. Atualmente eu utilizo o VB.NET como software para programação. Vocês poderiam me indicar por onde devo começar meus estudos? O modelo do transmissor é MVS205R. Aguardo por qualquer indicação.
    Uma outra observação é que eu estou tentando fazer a comunicação via porta serial. Estou indo no caminho certo?

    ResponderExcluir
  5. muito bom, pessoas como vcs que ajudam uns aos outros sempre é abençoado e o País precisa mais de gente assim....obrigado de coração!!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito bom seus artigos e material, seria possível tendo em vista que muita gente esta com problemas incluindo a mim, de reconhecer pela USB, o pickit 3, com drivers do win 8.1, não reconhece nem instalando manualmente ele da erro cod 10 no dispositivo.procurei e não achei nada muito claro.
    Seria muito bom se conseguisse postar algo com a clareza que escreve. Obrigado.

    ResponderExcluir